14 setembro 2009

INFORMÁTICA




Dicas Para Web-Desigeners

O que faz um website ser sucesso na Internet? São muitas variáveis na realidade, mas os principais fatores são: Como o site explora os recursos de multimídia disponíveis e o quanto são harmônicas as técnicas de webdesign usadas para construir o projeto.

Mas o conjunto das técnicas de webdesign é o item que mais importa a princípio. E por razoes muito simples. Imagine você entrar num website de fundo preto com letras marrons escuras. Mesmo que seja um site voltado para um público gótico, por exemplo, será muito difícil que alguém consiga saber o que se passa no website e captar a informação que você deseja passar. Por que? Ora, será impossível ler qualquer coisa.
É importante entender que, a grande maioria dos usuários de computador, detesta ler textos no monitor do computador. E, dependendo de onde a pessoa acesse o seu site, será impossível para ela imprimir algo. Logo, é obrigatório que através do correto uso das técnicas de webdesign, você consiga passar suas informações de forma rápida, eficiente e que cause no seu leitor a necessidade futura de voltar ao seu site.
Portanto, essas técnicas de webdesign, foram desenvolvidas ao longo do tempo e da experiência, para maximizar esse conforto e o retorno do visitante. E associadas aos recursos de multimídia disponíveis; esses recursos e conceitos usados em equilíbrio criam verdadeiros websites “matadores”. E é importante entender que, para cada tipo de público alvo, há um conjunto de técnicas de webdesign que deve ser levado em consideração na hora de produzir o seu website.
Só para que você tenha a idéia da importância que o uso da Internet, dos recursos de multimídia e das técnicas de webdesign tem hoje, é praticamente impossível pesar num profissional que atue na área de comunicação social que não domine ou, pelo menos, saiba como se virar com esses recursos. Num mundo globalizado e praticamente escravo da Internet e dos computadores, essas habilidades estão sendo cada vez mais exigidas e utilizadas em diversas áreas do conhecimento humano.
E, por mais incrível que possa parecer, esse é uma área do mercado de trabalho que não conhece crise. A cada nova empresa que é aberta, a cada novo negócio gerido por um profissional liberal que surja ou a cada artesão, escritor ou artista plástico que entre no mercado, a demanda por profissionais que dominem as técnicas de webdesign se faz presente. Assim sendo, essa é (e continuará sendo) uma excelente área para buscar qualificação e aprender como dominar as técnicas de webdesign para a construção de sites de sucesso e que desempenhem a função para a qual foram criados com absoluta eficiência.
Saber como funcionam as novas tecnologias e conhecer as técnicas necessárias para utilizá-las em seu favor ou em benefício de seus clientes, é a chave para garantir o sucesso de uma carreira e manter a sua empregabilidade sempre em alta. Além disso, o domínio dessas técnicas pode significar a garantia de um futuro seguro através de um empreendimento pessoal de sucesso.
Então, o que está esperando para aprender e dominar as técnicas de webdesign que possibilitará a sua entrada nesse seleto grupo de profissionais bem remunerados e bem sucedidos?

Por que as empresas precisam usar o twitter?

O Twitter veio pra ficar. Conquistou internautas, artistas, jornalistas, intelectuais, chefes de Estado e, mais recentemente, tem chamado a atenção das empresas. De olho nos benefícios e possibilidades desta ferramenta de comunicação, gigantes como Dell, Ford, Samsung, Starbucks e Kodak aderiram ao Twitter, utilizado principalmente para a divulgação de seus produtos, promoções e novos lançamentos.

No Brasil, as empresas também começam a atentar para sua importância. Já existem livros, como o lançado recentemente pela Talk, com orientações sobre como tirar o melhor proveito do Twitter. O guia
"Tudo o que você precisa saber sobre Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)" é dividido em capítulos fáceis de ler e atende tanto ao usuário que não conhece nada da ferramenta, quanto àquele que já tem um bom conhecimento de como ela funciona.

No caso das empresas, elas estão se conscientizando das boas oportunidades de negócios e da interatividade que elas podem ter com os seus clientes através do Twitter. Um bom exemplo é o de uma padaria do Rio de Janeiro, que usa o microblog para comunicar que está saindo uma nova fornada de pães quentinhos. Outro é o da companhia aérea americana JetBlue, que faz do Twitter uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor, dando ao cliente uma alternativa simples e eficiente de entrar em contato com a empresa. A rede americana Wal-Mart criou em seus supermercados no Brasil uma conta no Twitter específica para os consumidores, como parte de sua estratégia de vendas on-line.

5 dicas sobre Twitter para as empresas


Fora algumas iniciativas isoladas, poucos empresários brasileiros se deram conta do poder de alcance dessa rede. Se a sua empresa deseja aumentar a presença na Web via Twitter, aí vão as dicas mais importantes para utilizar essa ferramenta.

Estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa.

Escutar - saber receber elogios e críticas, acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa de uma maneira que não é possível por outros veículos, fazer perguntas, estar onde a conversa está e não esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo, utilizar esse material para produzir relatórios periódicos.

Humanizar a empresa - mostrar que existem pessoas de verdade que se preocupam com seus clientes, favorecer a participação e o interesse de funcionários e ex-funcionários que acompanham a atuação da empresa pelo Twitter, ser capaz de falar sobre coisas ruins, promover a transparência.

Informar - o Twitter se torna uma extensão do blog para compartilhar novidades, educar o consumidor em relação a informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real.

Promoções - atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, distribuindo brindes. No caso de empresas de entretenimento, é possível realizar encontros com fãs, distribuir fotos exclusivas e tuitar ao vivo de eventos.

A dica geral é: não sobrecarregue a sua audiência e seja honesto, acessível, rápido e divertido.


Um comentário:

Unknown disse...

É... aos poucos o seu blog vai se diferenciando. Mt legal. Parabéns Tuzza. A caminho da liderança! rs 400 acessos... poxa! Um crescimento de quantos %? valeu.